O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

Quanto seu hotel pode aumentar em preço com melhores avaliações?

Quanto seu hotel pode aumentar em preço com melhores avaliações?

A importância das avaliações positivas de hóspedes para a influenciar futuros usuários a reservarem com o seu hotel é evidente. Mas o que muitos não sabem é qual a correlação quantitativa entre as avaliações do hotel e o preço a ser praticado.


Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Hospitalidade de Cornell, realizado pelo estudioso americano Chris Anderson, relatou que um aumento de 1% nos pontos de review do hotel, para avaliações de 1 a 5, permite ao empreendimento aumentar as tarifas em 11%.


E estes números tendem a se acentuar a medida que as plataformas de comparação de preços e avaliações evoluem (OTA`s, metasearch). Por exemplo, quando comparamos dois hotéis em uma mesma localidade, e o hotel A tem 4 estrelas de avaliação, a um preço de R$250 a diária, e o hotel B possui 3,5 estrelas de avaliação, ao mesmo valor de diária, ao que tudo indica optaremos pelo Hotel A.


Por isso uma ótima forma de melhorar as margens financeiras é melhorar os reviews e feedbacks dos clientes, analisando as críticas negativas mais frequentes e tomando ações corretivas imediatas, sempre avaliando a relaçao custo x impacto no resultado destas melhorias.


Outro ponto importante é responder as reclamações de hóspedes na internet, sempre que for possível deixando claro ao consumidor insatisfeito que você reconhece o erro, e que ele será, ou já está sendo corrigido. Vale lembrar que a estratégia de precificação deve ser vista como um todo na estratégia de posicionamento da marca no mercado. As marcas de hotéis econômicos, naturalmente tem um limite de aumento de qualidade de serviço e preço para não sair desta classe de hotel. Por isso, devem ser mais criteriosas em atender as solicitações de reviews dos hóspedes.

Mas vale ressaltar que melhorar as avaliações será sempre um ótimo negócio!

E aí, hoteleiro, gostou? Compartilhe!

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


Sales Concierge - Quanto seu hotel pode aumentar em preço com melhores avaliações?

Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques