O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

14 hábitos de sucesso de um incrível gerente geral de hotel


14 hábitos de sucesso de um incrível gerente geral de hotel

Chegar à gerência geral de um hotel é o resultado de uma trajetória longa e de muito esforço. É a coroação de uma carreira de muita competência, que muitas vezes exigiu escolhas difíceis, além de muita preparação, não é mesmo?


Contudo, não é o momento de se acomodar, pois o mercado está cada vez mais dinâmico e requer profissionais - principalmente líderes - cada vez mais focados em qualidade e melhoria contínua.


Para te auxiliar nesta jornada, preparamos uma lista com dicas sobre os 14 hábitos de sucesso que só os gerentes gerais incríveis de hotel costumam ter. Acompanhe!


14. Dedicar 30 minutos por dia para se atualizar sobre as notícias da indústria hoteleira


Assine newsletteres de bons portais de notícia sobre a indústria hoteleira ou uma revista ou jornal especializado. Você deve estar sempre por dentro das tendências recentes e notícias que podem afetar seu hotel.


13. Otimizar os processos


Você provavelmente já teve que parar tudo o que estava fazendo para encontrar a solução de um chuveiro quebrado, ou algo assim! Você é responsável por coordenar praticamente todas as áreas de operação do hotel, desde alimentos e bebidas até o setor de reservas, então cada área deve ter processos e padrões operacionais claros, até mesmo para momentos emergenciais. Estes processos precisam ser revisados e otimizados periodicamente. Além de contribuir para melhorar a qualidade dos serviços, fará a sua gestão ser mais assertiva e menos estressante.


12. Ser um excelente comunicador


Sua equipe precisa saber aonde você quer chegar e como pode contribuir para o sucesso do hotel. Para isso, você tem que ser claro sobre a sua visão para que possa encorajar todos a trabalharem com o mesmo objetivo.


11. Despertar a colaboração do time


Mais cabeças pensam melhor que apenas uma, certo? Uma das falhas de muitos gerentes de hotéis é a tendência a desconsiderar a opinião de seus subordinados. Ouça as pessoas que trabalham com você, pois elas podem oferecer insights valiosos para a sua gestão. Ter sessões regulares de colaboração com o pessoal do hotel pode dar-lhe uma gama de ideias sobre como você pode melhorar seu hotel e até mesmo como pode gerar mais reservas e aumentar a satisfação dos clientes. E lembre-se, quando sua equipe estiver esgotada, é seu papel encorajá-los a continuar dando o melhor de si para manter a operação a todo o vapor.


10. Não ter medo de pedir ajuda


Ser um gerente de hotel é um dos trabalhos mais estressantes do mundo e uma das razões para isso é que a maioria dos profissionais tem vergonha de pedir ajuda. Mesmo que seja esperado que você seja capaz de lidar com tudo, todo mundo tem um limite. Antes de atingi-lo, apure sua habilidade de delegar tarefas e a humildade para solicitar ajuda - as pessoas se sentirão gratas por colaborar.


9. Não fingir que sabe tudo


Quando alguém da sua equipe perguntar uma coisa e você não souber a resposta, não tenha vergonha de admitir isso. Basta dizer que você não sabe e que vai buscar entender sobre o assunto para poder explicá-lo.


8. Compartilhar as experiências


Ensinar é parte de seu trabalho como um gerente geral. Compartilhar o que sabe com a sua equipe não só irá fomentar um sentimento de empoderamento dos profissionais, como também melhorará sua imagem perante a equipe. Além disso, seu trabalho ficará mais fácil, pois você está equipando sua equipe com conhecimentos para que não dependam tanto do seu olhar sobre as atividades cotidianas.


7. Conhecer a equipe


Não leve tão a sério a tática de manter uma "distância hierárquica" entre você e sua equipe do hotel. Comece a se esforçar para conhecer as pessoas que está liderando. Há inúmeros estudos que mostram que as empresas que tratam seus funcionários como família têm maior produtividade, e líderes que agem assim são mais respeitados.


6. Reconhecer os esforços do time


Existem alguns gerentes que tomam todo o crédito do sucesso do hotel para si. Acredite, os colaboradores odeiam este tipo de comportamento e, mesmo que inconscientemente, tendem a sabotar um líder assim. Dê o crédito aonde o crédito é devido e reconheça o trabalho duro de sua equipe. O antigo ditado é válido: elogie em público, e corrija os erros em particular. E que tal ainda propor um plano de participação nos resultados para os funcionários como forma de reconhecimento e engajamento?


5. Fornecer autonomia


Ninguém gosta de seu gerente respirando no seu pescoço a cada momento. Dê instruções claras e autonomia para que as pessoas trabalhem sem precisar se sentir pressionadas e supervisionadas o tempo todo.


4. Não deixar o medo das mudanças te paralisar


A indústria da hospitalidade está evoluindo a cada dia, novas formas de marketing, vendas (Entenda o novo funil de vendas da hotelaria), gestão de pessoas, etc. Em seu hotel, isso pode exigir mudanças nas políticas e processos, e com os diversos sistemas de automação disponíveis, estas novidades tendem a facilitar a sua gestão. Então, não tenha medo da mudança. Pelo contrário, você deve ser sempre o motor de novas idéias e melhorias, por isso prepare sua equipe para lidar com elas sempre que necessário.


3. Trabalhar para aceitar críticas


Todo mundo comete erros. Ser aberto para receber as críticas e utilizá-las a favor da sua carreira lhe fará um líder diferenciado. Se você se mostrar disponível para as críticas, seus liderados, ou mesmo os sócios do hotel, ficarão a vontade para te dar feedbacks realistas e construtivos.

2. Ter atitudes e tomar decisões de hospitalidade

Você sabe, o principal objetivo da indústria da hospitalidade é a entrega de um serviço excepcional aos hóspedes. Seu estilo de gestão também deve espelhar o mesmo princípio. A ideia é que todos que atuam na sua equipe e são atendidos por ela se sintam num ambiente envolvente e hospitaleiro. Isto não significa menos cobrança, afinal seu ambiente deve ser regido por metas, mas sim criar um ambiente descontraído, onde as pessoas sintam-se na extensão de suas casas.

1. Seja ativo e não passivo

Se você está fazendo as mesmas coisas da mesma forma há mais de 2 anos, você está passivo e acomodado! Uma hora os sócios do hotel vão querer resultados diferentes, e como você não apresenta novidades, a solução será contratar um novo gerente. Então, você deve ser o propositor, àquele que entende a estratégia do hotel, sabe aonde o hotel precisa chegar e antes de ser cobrado pelos sócios, propõe mudanças e novas idéias que podem contribuir para melhores resultados.

Vamos lá! Comece hoje mesmo promovendo a colaboração e o conhecimento! Compartilhe essas dicas com seus colegas! ;)

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


Sales Concierge - 14 hábitos de sucesso de um incrível gerente geral de hotel
Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques