O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

5 Dicas para seu hotel ter sucesso estabelecendo metas para 2016


planejamento hotel 2016

Primeiramente, Feliz Ano Novo! Mais um ano se inicia, época que sempre renova nossas esperanças e energias para construção de um ano especial. É tempo de analisar os erros e acertos do último ano e estabelecer objetivos e estratégias para este ano de 2016, não é mesmo?


Já ouviu falar que para subir na vida precisamos ter objetivos? O mesmo vale para a sua empresa, seu hotel. Deixar o barco navegar a deriva sem saber onde quer chegar, certamente deixará seus tripulantes menos eficientes, e isso resultará em um resultado menor que o possível de ser atingido.


Então, amigo hoteleiro, o primeiro desafio de 2016 está em estabelecer as metas e objetivos do ano. Você já sabe qual serão as do hotel metas para 2016? E quais serão as estratégias e ações adotadas para atingir estas metas? Estes são questionamentos saudáveis a serem feitos neste início de ano com todos os gerentes, sócios e a equipe do hotel. Então, para que 2016 seja um ano de altíssimo desempenho e grandes resultados, siga os seguintes passos:


1. Analise todos os indicadores relevantes do ano de 2015


Qual foi sua taxa de ocupação em 2015? A nota de avaliação do hotel no TripAvisor? O percentual de reservas diretas no total das suas vendas? A sua margem líquida? A taxa de rotatividade dos seus funcionários? Enfim, levante todos os números relevantes para mensurar os resultados do ano passado e ter condições de determinar o crescimento desejado para 2016. Isto pode ser feito em uma simples planilha de Excel.


2. Para cada indicador, estabeleça uma nova meta para 2016


O importante aqui é estabelecer metas realistas, e ao mesmo tempo desafiadoras à sua equipe. Outro ponto relevante é desdobrar a meta anual em metas trimestrais e revisá-las ao final de cada período para que haja tempo de fazer ajustes durante o percurso.


3. Estabeleça as estratégias e ações


Para cada meta, estabeleça uma estratégia, e um conjunto de ações para atingi-la. É fundamental que toda ação tenha um responsável (que não pode ser um grupo, e sim uma pessoa), e tenha um prazo para finalizá-la.


4. Envolva todo o time


É bem importante que as metas, estratégias e ações sejam discutidas com toda a equipe do hotel. Muitas vezes pode vir da camareira uma grande ideia de ação para atingir uma meta de melhorar a qualidade de atendimento, ou a avaliação dos quartos. Além disso, busque formas de motivar toda a equipe com recompensas inteligentes caso as metas do ano forem atingidas. Se você distribuir 5% do seu lucro líquido a cada trimestre entre todos os funcionários, certamente fará com que todos se sintam “donos” do hotel e queiram contribuir com mais empenho para os resultados.


5. Comemore e reconheça a equipe


A cada revisão de metas, tenha um momento de comemoração com a equipe caso os resultados sejam atingidos. Neste momento você também pode premiar algum funcionário em especial, e agradecer muito a todos. Distribua o mérito e comemore os resultados.


Abaixo você vê um exemplo de como você pode organizar suas metas para 2016:


Indicador: % de reservas diretas

- Em 2015: 50%

- Meta 2016: 60% - aumentar em 10% as reservas diretas

- Estratégia: Adotar Novas tecnologias


- Ação 1: Instalar sistema de Sales Concierge no site do hotel

- Responsável: Julio – Gerente Comercial

- Prazo: até Fevereiro/2016


Note que para cada meta podem ter mais de uma estratégia, e para cada estratégia também pode ter mais de uma ação.


Independente da forma como você organizará as informações o importante é ter objetivos e saber onde você e sua equipe devem chegar, pois as pessoas são movidas por estímulos e desafios!


E aí, hoteleiro, gostou das dicas? Compartilhe com seu colegas e faça de 2016 um ano extraordinário!

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


Sales Concierge - 5 Dicas para seu hotel ter sucesso estabelecendo metas para 2016
Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques