O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

Nome de Hotel: 6 passos essenciais para não errar


Nome de hotel: 6 passos essenciais para não errar

Seja para você que está planejando a abertura de um novo hotel, ou mesmo renovando a marca e mudando o nome do hotel, atenção! Esta etapa é muito relevante e precisa ser muito bem pensada. Acredite se quiser mas a escolha do nome e domínio pode ser determinante para o sucesso de um empreendimento e neste post lhe explico o porquê.


Quando o assunto é nome de hotel existem alguns cuidados que possam comprometer as estratégias de marketing e vendas. Uma pesquisa do Trivago revelou que em Portugal as palavras mais usadas em nome de hotel são: beach, monte e mar. Embora não tenhamos os mesmos dados em relação ao Brasil, basta uma pesquisa rápida nas ferramentas de busca para perceber que a competição é grande em torno de alguns termos.


Existem diversas técnicas para o processo de escolha de um nome de hotel e uma orientação é recorrer ao auxílio de empresas especializadas, como a Brand Master. Afinal, depois de escolhido o nome será preciso criar uma identidade para a marca, definir estratégia de branding e elaborar um plano de comunicação, entre outros cuidados essenciais para o posicionamento do seu hotel.


Veja agora a lista com os 6 passos essenciais para não errar na escolha de um nome de hotel:


1. Faça uma lista com pelo menos 10 nomes candidatos

Antes de mais nada para definir um nome de hotel é preciso uma sessão de briefing entre os sócios com idéias e sugestões. O nome da rua, o nome do bairro, um sobrenome dos sócios, são comuns de estarem entre os candidatos. Nesta fase não há limite para imaginação, mas você já deve ter alguns cuidados.


Um nome ideal tem 3 características fundamentais:


- Ser curto: quanto mais curto mais fácil de gravar e melhor para trabalhar questões de SEO.



nome de hotel dicas

- Fácil de escutar: teste ligar para um amigo e contar da idéia deste nome, se ele entender o nome de primeira, e não perguntar “O quê?” passou neste teste. Lembre que seus recepcionistas terão que falar o nome do hotel toda vez que atenderem o telefone, e se for difícil de falar, será difícil de entender.


- Fácil de escrever: pense em alguém que só ouviu falar no nome do seu hotel, e abriu o Google para digitar o nome do hotel e encontrar o seu site. Qual a chance de ele escrever o nome certo? Quanto mais fácil de escrever mais fácil será para ser encontrado.


Dica extra: evite acentos no nome pois endereços de email e site não aceitam acentuação.


2. Pesquisa de concorrentes

Nome de hotel: 6 dicas especiais

Para falar deste tópico vou ilustrar um caso real de um cliente, o Paraiso das Águas Hotel que possui 11 apartamentos e está localizado em Ituberá na Bahia. Em 2016 eles entraram em contato com nossa equipe e fizemos o novo site do hotel, e até hoje trabalhamos a gestão de marketing do hotel. Mas já quando desenvolvíamos o novo site e chegamos na questão de colocar as palavras-chaves e montar todo o posicionamento SEO da página, ao digitar “Paraíso das Águas Hotel” no Google tivemos uma péssima surpresa. Encontramos pelo menos 7 Paraísos das Águas hotéis e pousadas pelo Brasil, um deles inclusive também era na Bahia. Ou seja, até quando o cliente que está disposto a saber mais do seu hotel e digitar o nome do hotel no Google, é capaz de primeiro encontrar um hotel concorrente!


Então o primeiro passo é pesquisar no Google por concorrentes de mesmo nome.


3. A escolha do domínio

Nome de hotel: 6 passos essenciais para não errar

Sem dúvida uma das mais relevantes etapas para quem está escolhendo um nome de hotel é verificar a disponibilidade no ambiente digital. Digamos que você esteja pensando em chamar seu negócio de "Hotel Amarelo", será imprescindível verificar se o domínio para esse site está disponível. Se estiver liberado significa que você poderá criar o site “www.hotelamarelo.com.br”. Para fazer esta verificação vá no site do Registro.br e insira o url desejado.


Outra recomendação é além de registrar seu domínio principal .com.br, registrar também com terminações diferentes, como: “.com”, “.tur”, para garantir que crie um nome igual e tenha um domínio parecido.


4. O nome nas redes sociais

Confira também se é possível cadastrar o nome nas mídias sociais e em outros canais de divulgação, e se este nome está disponível nessas redes. Essas verificações são muito importantes para a estratégia de vendas do seu negócio. Para isso, você pode utilizar esta ferramenta online gratuita aqui para conferir a disponibilidade nas redes sociais, basta inserir o nome que você imagina na área de busca e ver os resultados.


Nome de hotel: sistema ferramenta

Afinal, quanto mais você puder fortalecer o nome de hotel escolhido nas redes sociais melhor. A Infotickets trabalha toda esta parte de marketing e anúncios online para hotéis e de fato, quando bem feito gera um resultado fantástico. Veja aqui mais de 140 Dicas de Marketing Hoteleiro e ações comerciais.


5. A identidade visual da marca

Depois de definido o nome de hotel e verificada a disponibilidade para usá-lo na internet é hora de cuidar da identidade visual. Neste caso é fundamental que a marca tenha afinidade com o objetivo do seu negócio. Sendo assim, se o foco do seu hotel é atender um público corporativo a marca deve focar mais nesse perfil de cliente e ser um pouco mais séria com cores mais sóbreas. Um exemplo que gosto de citar de marca de hotel corporativo de alto padrão, é do nosso cliente Faial Prime Suites, de Florianópolis.


No mercado existem empresas especializadas em branding e criação de marca, mas independente do fornecedor escolhido é imprescindível que a marca transmita o conceito do seu hotel, e passe credibilidade ao cliente final. Não é à toa que as pessoas idolatram a Apple, a Adidas, a Nike, por exemplo.


6. Novo site do hotel


O passo seguinte é a criação de um site que continue repassando a ideia criada em torno da marca e harmonize com o contexto geral. Veja o novo site que criamos para o 155 Hotel de São Paulo que ele foi todo projetado em função da logo, e do posicionamento mais lúdico da marca, em preto e branco.


A criação de um site também requer alguns cuidados, não adianta escolher um nome bom para posicionar no Google e não fazer a otimização de SEO ideal.


Também é importante reforçar que o site do seu hotel precisa ser mobile, ou seja adaptado para smartphones e tablets. Isso porque atualmente mais de 40% dos viajantes pesquisam hotéis usando equipamentos móveis, então o seu hotel precisa estar preparado para atender este público.


Aqui neste post você consegue acessar 7 Dicas fundamentais para criar o novo site do seu hotel.


Vamos começar?


Seguindo os cuidados acima você tem tudo para criar um bom posicionamento de marca. Para resumir, escolher um nome de hotel é um desafio que envolve muitas questões, como a disponibilidade do domínio, das redes sociais e do conceito do negócio. Tudo isso será usado para a construção da marca e, consequentemente, na sua estratégia de marketing hoteleiro.


Se você precisar de qualquer ajuda nesta etapa, não pense duas vezes e entre em contato conosco que vamos lhe ajudar sempre, sem compromisso!


Este conteúdo foi útil para você? Quer receber outros conteúdos hoteleiros gratuitamente no seu e-mail? Inscreva-se no nosso blog abaixo.

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)

Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques