O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

O que é e como funciona o Google Hotel Ads?


O que é Google Hotel Ads?

Sabe os anúncios em Links Patrocinados no Google que seu hotel paga por clique? Eles estão com os dia contados!


O Google reforça a cada dia sua posição como relevante player no mercado hoteleiro on-line, o que incomoda grandes nomes como o Booking e o TripAdvisor. No entanto, o Google tem diferenças claras em relação a seus concorrentes, pois não está se tornando uma OTA pura e também não está criando um mecanismo de metabusca, como o Trivago. A nova arma do Google é sua plataforma de anúncios exclusiva para o mercado hoteleiro que já está funcionando em diversos países, e deve desembarcar em breve no Brasil, o Google Hotel Ads.


O Google Hotel Ads já está disponível em países como a Áustria, Bélgica, Reino Unido, França ou Itália. Com este novo formato de publicidade, o Google vai entregar aos usuários informações sobre disponibilidade e tarifas em seus diferentes produtos - seu buscador, o Google Maps e Google Destinations, especialmente em dispositivos móveis. E para os hotéis tornar muito mais eficiente e mensurável o retorno sobre o investimento.


Você provavelmente já notou algumas diferenças quando você testa buscar hotéis no Google.com. Primeiro, que não existem mais anúncios na lateral da página para não tirar o foco do usuário. Hoje a estrutura vem primeiro links patrocinados (cerca de 4 anúncios), depois vem um quadro com um mapa em cima e 3 opções de hotéis com a tarifa já apresentada, e abaixo do quadro é que aparecem os resultados normais orgânicos. E é neste quadro onde funcionará seus anúncios do Google Hotel Ads.


A plataforma vai possibilitar que seu hotel edite facilmente suas comodidades e dados sobre o hotel (Wi-Fi, estacionamento, café da manhã, piscina...) ou fotos correspondentes a sua propriedade que são exibidas nos resultados da pesquisa. Também oferece a possibilidade de adicionar guias interativos em 360° e de maior qualidade pelo interior do hotel graças ao Google Maps Business View, com tecnologia Street View, para que os viajantes possam conhecer o estabelecimento mais pormenorizadamente antes de reservar sua estadia.

Google Hotel Ads

Google Hotel Ads

No Google Maps


Como funciona?


A grande novidade da plataforma é seu modelo de pagamento, o que antes você pagavo por clique agora você paga apenas quando de fato gerar uma reserva ao hotel. O novo modelo de custo por aquisição (CPA) do Google Hotel Ads é semelhante ao velho Google Hotel Finder, mas com algumas variações importantes. O Google Hotel Finder fez referência ao motor de busca de hotéis que permitia os clientes posicionar seus hotéis junto a outras agências on-line, já o Google Hotel Ads permite reservar diretamente no Google sem sair da plataforma.


Como funcionam os lances e o leilão de anúncios do Google Ads Hotel?


No Google Hotel Ads há 2 possibilidades de lances de CPA:


a) Lance por comissão: neste caso o hotel define uma comissão a ser paga sobre o valor total da reserva efetuada pelo usuário, nos mesmos moldes de pagamento às OTA`s.


b) Lance fixo por diária: há a possibilidade de definir também uma taxa fixa por diária convertida, por exemplo: R$10 por diária vendida.


Os multiplicadores de lances do Google Hotel Ads


Além do lance base, é possível especificar um multiplicador de ofertas para uma variedade de fatores. Você pode ajustar os multiplicadores para aumentar ou diminuir suas ofertas de acordo com a plataforma de pesquisa do usuário no Google, país do usuário, dispositivo (desktop / móveis ou tablet), duração da estadia, entre outros.


Esses multiplicadores permitem por exemplo, você autorizar o Google a aumentar seu lance base em, por exemplo, 30% caso a pesquisa do viajante seja de pelo menos 4 diárias, ou caso sejam usuários que estejam pesquisando viagens de segunda à quinta-feira, quando normalmente seu hotel de lazer está mais vazio.


Os 6 multiplicadores de lances são:


● Por plataforma Google (Google Maps, Local Universal ou Google Places): você pode variar o valor do lance para cima se o usuário estiver navegando no Google Maps por exemplo. ● País do usuário: pagar mais por usuários da Argentina que estejam pesquisando hotéis na sua cidade. ● Duração mínima da estadia: para pessoas que estejam buscando hospedagem por pelo menos 6 diárias, você pode atribuir um multiplicador do lance. ● Tipo de dispositivo (mobile, tablet, desktop): para viajantes que estejam pesquisando pelo celular, por exemplo.

● Datas de check-in: variar o lance para pessoas que estão escolhendo a segunda-feira como data de check-in.

● Por datas específicas: variar o lance se o usuário estiver pesquisando por um feriado específico, por exemplo.


Google Hotel Ads multiplicadores funcionamento

Ranking de anúncios do Google:


O Google posiciona os parceiros que distribuem as reservas, com base em dois fatores:

● Competitividade das tarifas por quarto ● Leilão para essa consulta


A partir daí, o Google agrupa os anunciantes em "caixas" – que são dinamicamente calculados pelo termo de pesquisa - e os licitantes que encaixam na caixa mais competitiva ganham a posição do anúncio.


Lembre-se: O Google só leva em conta duas coisas para determinar sua posição: quão alta (ou baixa) é a sua oferta e quão competitiva é a tarifa do quarto.


Google Hotel Ads

Existem três posições e vários espaços publicitários disponíveis dentro da caixa de anúncio. São eles:


● Espaço publicitário A posição 0 (primeira tarifa visível) ● Espaço publicitário A, posição 1 (segunda tarifa visível)

● Espaço publicitário A, posição 2 (terceira tarifa visível) ● Espaço publicitário M, várias posições (Link para "Mostrar mais", no qual o usuário deve clicar para ver as opções disponíveis) ● Espaço publicitário Z (Não é mostrado)


Google Hotel Ads saiba como funciona

Naturalmente seu hotel terá como objetivo estar no espaço A, que é a primeira opção de como reservar no seu hotel.


Primeiras impressões


Apesar de não termos citado o Google Hotel Ads como uma das 12 tendências de marketing hoteleiro para 2017, aparentemente a chegada ao Brasil parece estar cada dia mais está próxima! E agora você já sabe de antemão como ele funcionará. Como trata-se de uma plataforma exclusiva do mercado hoteleiro tende a ser muito mais assertiva principalmente pelo seu modelo de segmentação com base nos multiplicadores e do novo modelo de pagamento por aquisição.


Enquanto o Google Hotel Ads não chega, foque em melhor a reputação SEO do seu domínio, e a relevância orgânica do seu site para o Google. Já demos aqui dicas de tudo que seu precisa fazer de SEO para ter melhor posicionamento orgânico no Google.


Inscreva-se em nosso blog para ficar ligado assim que tivermos mais novidades!


Boas vendas!


Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


InfoSales - Google Hotel Ads
Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques