O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

Saiba as capitais mais pesquisadas por viajantes no Google!


Saiba em quais capitais os viajantes mais pesquisam hotéis no Google!

Você sabe quais as capitais mais buscadas pelos viajantes que pesquisam hotéis no Google? Este número é um indicador de demanda bem interessante, e por isso resolvemos analisar todas as capitais do país e ver quais são as mais desejadas.


Para uma rede hoteleira, um ranking como esse pode ser um dos indicadores a analisar quando trata-se de planejar abrir novas operações em um destino. Para hotéis independentes é um norte inicial para rever suas estratégias de SEO, e para secretarias de turismo, vale para como indicador para analisar a atratividade do destino.


Para fazermos o levantamento, utilizamos uma plataforma da Infotickets Hotel Marketing para medição de volume de pesquisas mensais do Google, e escolhemos a palavra-chave "hotel em (nome da cidade)" para fazer a pesquisa. Nos casos em que a palavra-chave sem a preposição "em" tinha um volume maior de buscas, foi considerado apenas "hotel (nome da cidade)". No caso sempre selecionando o termo com maior volume de pesquisa. Por exemplo “hoteis em florianopolis” é a palavra-chave mais buscada por usuários que querem se hospedar em algum hotel em Florianópolis, cerca de 22 mil pessoas buscam esse termo no Google mensalmente. Sem acentuação nas palavras, como você pôde ver no exemplo. No Rio de Janeiro, por sua vez, a expressão “hotel rio de janeiro” sem o “em” tem mais de 40 mil buscas/mês.


Também fizemos testes com algumas variações nos termos para selecionar aquele com a maior taxa de busca. Fizemos com “hotel floripa”; “hotel florianopolis" e “hotel em florianopolis" e, ao fim, o termo “hoteis em florianopolis" foi o mais buscado no Google. Vale ressaltar que o levantamento neste mês de Setembro é com base nas pesquisas entre Agosto e Setembro de 2017.


Veja na tabela abaixo o ranking das capitais mais pesquisadas:


Palavras-chave - Saiba em quais capitais os viajantes mais pesquisam hotéis no Google!

Então, em primeiro lugar tivemos empatados as cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, e Curitiba com mais de 40 mil pesquisas mensais, seguida por Natal na 4ª posição, e empatadas na 5ª colocação Maceió, Salvador e Florianópolis. A capital do Amapá, a cidade de Macapá foi a menos pesquisada das capitais brasileiras.


Além de um indicador de demanda, esse levantamento é válido para analisar sua estratégia de SEO. Quando falamos em palavras-chaves, qualquer artigo ou preposição no meio da expressão muda a palavra-chave. Neste artigo explicamos em detalhes diversas estratégias de SEO para seu hotel posicionar no Google. É claro que essas palavras-chaves mais concorridas, principalmente em capitais, são difíceis de ranquear no Google, então dependendo do caso, vale a pena focar em palavras de cauda longa. Já no caso de cidades menores, muitas vezes há como com simples melhorias levar seu site ao topo mesmo para as palavras mais disputadas em sua cidade. Caso você precise de ajuda nestas questões de SEO, entre em contato com a gente.

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


InfoSales - Saiba em quais capitais os viajantes mais pesquisam hotéis no Google!
Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques