O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

WhatsApp Business na Hotelaria! Entenda todas as mudanças!


WhatsApp Business na Hotelaria

Todo mundo fala dele (ou nele)... E não é pra menos, né?! O WhatsApp é um dos canais de comunicação mais fortes de todo o planeta, possuindo mais de 1 bilhão de usuários diários, e no Brasil não foi diferente o aplicativo virou uma febre nacional, e se tornou uma grande oportunidade de negócios para empresas, e também para o nosso setor hoteleiro.


Como a Hotelaria utiliza o WhatsApp


Vários hotéis brasileiros já oferecem o WhatsApp como um (novo) canal para interagir com seus hóspedes. Recentemente na palestra que fiz na São Paulo Expo Litoral, uma hoteleira presente contou que estão utilizando o WhatsApp não só para venda mas também como concierge. Ela contou que sempre que um cliente faz uma reserva, no email de confirmação eles indicam o número de WhatsApp como alternativa para o cliente tirar todas as suas dúvidas de pré-estadia, como chegar, etc.


Certamente, esse tipo de atendimento personalizado renderá um review melhor ao final da estadia, e também pode servir como ponto de contato para convidar o cliente a avaliar o hotel, e conquistar mais reviews positivos.


Mas claro, o foco principal é utilizá-lo como canal de atendimento online para geração de reservas. Diversos sites de hotéis já comunicam a possibilidade de reservar via WhatsApp, e esta é uma tendência muito bacana pois facilita a vida do usuário que não precisa ficar online no seu site, e pode conversar unicamente pelo Whats. Inclusive nós já falamos aqui anteriormente sobre as possibilidades e estratégias do WhatsApp na Hotelaria.


E se seu hotel ainda não atende pelo aplicativo, provavelmente deve estar perdendo vendas, e principalmente reservas diretas. Claro que a implantação deste canal é quase inviável em hotéis maiores devido a alta demanda de respostas, é algo que precisa ser testado e planejado com cuidado também pela questão de troca de turnos dos funcionários.


Agora vamos ao que interessa!!


O novo WhatsApp Business


E pelos inúmeros pedidos, o WhatsApp finalmente lançou a sua versão focada no mercado empresarial, o WhatsApp Business, com funcionalidades para ajudar e muito as empresas a atenderem de forma mais eficientes e controlarem as interações com os clientes.

WhatsApp Business na Hotelaria

Veja abaixo as novas funcionalidades do WhatsApp Business:


Perfil de empresa


Você também conseguirá criar uma conta corporativa com o perfil do hotel no aplicativo, a diferença é que agora será possível acrescentar diversas informações específicas do seu negócio como por exemplo: a localização, qual é o tipo de empresa, breve descrição, o site e o email do hotel. Também seu perfil terá um selo azul de verificação como já tem no Facebook, Twitter e Instagram, ele serve para confirmar a autenticidade do perfil de uma empresa e o WhatsApp também trará isso em sua nova – e tão esperada – atualização.


Análise de dados


Você já pensou em acompanhar estatísticas dentro do WhatsApp? Você poderá saber quantas mensagens foram enviadas pelo departamento comercial, e quantas foram recebidas, por exemplo.


Telefone Fixo

Com o novo serviço, será possível cadastrar números fixos das empresas além de poder salvar números fixos de outras empresas/clientes.


Anúncios para o WhatsApp


Também está em testes o WhatsApp Ads, que “convidará” usuários do Facebook, através de anúncios, uma CTA (Call-To-Action), para o WhatsApp do seu hotel, aumentando as chances de uma reserva direta.


Migrar as suas conversas

Para os hotéis que já utilizam o Whatsapp como ferramenta de atendimento ao cliente este recurso será muito útil, pois possibilitará migrar a sua conta antiga e todas as suas conversas para o novo aplicativo.


Respostas Automáticas

Essa talvez seja uma das melhores sacadas do WhatsApp Business! Agora, há a possibilidade de deixar programado mensagens automáticas caso recebam alguma mensagem fora do expediente.

É possível incluir emojis e todas as outras funcionalidades de edição que já conhecemos. Além disso, será possível fazer o agendamento de dia e horário que a mensagem será enviada.


A Asksuite que é a primeira plataforma de inteligência artificial e automação de atendimento online para hotéis está apenas aguardando a atualização a liberação da integração com sistema para aplicar o robô de atendimento online 24h também no WhatsApp para os hotéis brasileiros.


WhatsApp Business na Hotelaria

Quando o aplicativo estará disponível?


Por enquanto, tudo isso está em fase de teste, mas algumas empresas grandes já estão podendo usufruir do aplicativo e baixa-lo no Google Play relatando com precisão ao WhatsApp se as novidades, de fato, estão trazendo melhorias na hora de interagir com os clientes.


Quando o WhatsApp Business estará disponível para todos no Brasil, ainda não sabemos, mas não deve demorar muito já que todos nós clamamos por isso, não é?

Sobre o autor: Douglas Cabral é catarinense, graduado em Publicidade e Propaganda e apaixonado por marketing digital. Atualmente é responsável pela área de marketing na Infotickets Hotel Marketing, que já ajuda mais de 50 hotéis no Brasil a aumentarem as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


WhatsApp Business na Hotelaria - AskSuite
Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques