TOP 11 Tendências de Gestão Hoteleira para 2018

Novas tendências estão surgindo quando os hotéis procuram se reinventar diante do aumento da oferta causado principalmente pela entrada do Airbnb e a própria Booking.com ofertando apartamentos em suas plataformas e transformando milhões de pessoas em "micro-hoteleiros", além claro das mudanças de comportamento e novas expectativas da hiperconectada e mobile Geração Y e Z.
"Em um mundo onde há pouca variação de preço e poucas diferenças entre os canais, as empresas devem se diferenciar através da entrega de uma ótima experiência que os hóspedes possam se lembrar para sempre", afirma o relatório Phocuswright Travel Innovation and Technology Trends. Felizmente, no Brasil há hotéis que estão à altura do desafio e dispostos a estar à frente.
E como fazemos todos os anos aqui na Infotickets, levantamos todas as 11 principais tendências de gestão hoteleira para o ano de 2018:
1. Experiências nas viagens corporativas
Se tivéssemos que apontar apenas uma característica para a Geração Y certamente é que eles valorizam experiências acima dos bens materiais, e esse isso é excelente para toda a indústria do turismo. Ao invés de guardar dinheiro para comprar uma casa de praia, a nova geração prefere investir em viagens. E isso muda também o perfil das viagens corporativas, que passam cada vez mais por algumas horas e até dias de lazer.
De acordo com uma recente pesquisa do Hipmunk, 72% da Geração Y relatou que eles viajaram mais em 2016 do que nos anos anteriores. Além disso, 55% da Geração Y também afirma que estendem as viagens de negócios para um tempo de lazer extra. Eles também procuram caminhos de carreira que tornam a viagem mais provável: 38% da Geração Y viaja para negócios, em comparação com apenas 23% e 8% para Geração X e pessoas acima de 50 anos, respectivamente. A relação entre lazer e viagens de negócios nunca foi tão próxima.
2. Marketing de Influência
Certamente você viu neste fim de ano as fotos que o Neymar e a Bruna Marquesine compartilharam nas redes sociais na Pousada Maria Bonita em Fernando de Noronha, certo? Cada vez mais os influenciadores digitais ganharão peso no budget de marketing dos hotéis.
Mas se seu hotel não pode investir em influenciadores digitais invista em uma self station. A nova geração pensa o seguinte: se é algo que não pode ser compartilhado com amigos e colegas ou em mídias sociais, não é algo que vale a pena ser feito. Ou seja, quanto mais seu hotel tiver locais para fazer fotos, vídeos, lives, mais elas vão compartilhar suas experiências dentro do hotel e de forma viral seu marketing estará feito de forma gratuita. Afinal de contas quem viaja quer naturalmente compartilhar com todos que está viajando! Cabe a você hoteleiro estimular que isso seja feito dentro do hotel para levar sua marca junto!

3. O equilíbrio entre o Airbnb e o setor hoteleiro