O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

Como configurar o WhatsApp Business para o seu hotel


WhatsApp Business para hotelaria

O aplicativo WhatsApp Business foi lançado, e o seu hotel já utiliza? Configurou corretamente? Segundo o The Economist, as pessoas passam em média 200 minutos por dia em aplicativos de mensagem e isso não só para se comunicar com pessoas mas cada vez mais para contatar empresas, e claro, hotéis.


E foi justamente por isso que o WhatsApp lançou esta versão business, o aplicativo tem como objetivo ajudar as pequenas e médias empresas a se conectar melhor com seus clientes. E como está ajudando! Em alguns hotéis, o aplicativo é responsável por 90% do total de reservas! Por isso, a equipe da Infotickets Hotel Marketing separou alguns passos para você adequar o perfil do seu hotel no aplicativo.


1. Comece pelo perfil comercial


O WhatsApp Business fornece um espaço dentro do aplicativo, onde você poderá informar todos os dados do seu hotel, desde o horário de atendimento, serviços, até o endereço. Comece por aqui.


WhatsApp Business para hotel

Veja o que você poderá adicionar:


- Nome do estabelecimento

- Horário de atendimento

- Site oficial

- Ramo de atuação

- Descrição do negócio

- Endereço completo

- Telefone de contato


2. Mensagens automáticas


Você consegue definir uma mensagem de ausência para os atendimentos fora do horário comercial, que correspondem a 58% do total, para que seus clientes sejam informados sobre quando receberão uma resposta. Você também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar brevemente o seu hotel aos potenciais hóspedes.


WhatsApp Business para hotel


3. Respostas rápidas e estatísticas


Com esta ferramenta, você poderá salvar as mensagens que envia com frequência para não precisar digitar tudo do zero todas as vezes. Você pode criar o padrão para respostas /animais para responder as perguntas sobre os bichinhos de estimação por exemplo, e reutilizar a resposta quando quiser. Na foto abaixo, está a resposta /obrigado, uma mensagem salva para sempre que quiser agradecer o usuário.


Além disso, no WhatsApp Business você também tem acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues, lidas e recebidas.

WhatsApp Business para hotel

3. Padronize as respostas para cotação

O WhatsApp é um ótimo canal para reservas. Em alguns hotéis, o aplicativo corresponde a 90% do total em todos os canais. Porém, para chegar a esse número, você precisa tomar cuidado com algumas coisas. Primeiro, não mande mensagens longas. O seu hóspede está contatando o seu hotel pelo whats justamente pela praticidade e rapidez.

Um bom exemplo de uma mensagem em resposta a uma cotação, é a seguinte:

Essa conversa aconteceu entre um potencial hóspede e o chatbot hoteleiro da Asksuite. Além do robô fazer tudo o que foi citado acima, sem que você precise por a mão na massa, a inteligência artificial também responde qualquer pergunta, 24 horas, 7 dias da semana, instantaneamente. O que é um ponto importante para o segundo aviso. Diminua ao máximo o tempo de resposta ao cliente.

Isso significa não deixar mais para responder somente no outro dia, ou pior, deixar o final de semana inteiro passar para responder apenas na segunda.

Além disso tudo, o chatbot ainda é integrado ao seu motor de reservas, e inclui no corpo das mensagens a tarifa, número de ocupantes, serviços inclusos na diária e fotos.

E aí, que tal ajustar o perfil do seu hotel com o WhatsApp Business?

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, e da Asksuite Hotel Chatbot. Já escreveu mais de 100 artigos de marketing, vendas e gestão hoteleira para o Infoblog, e para Revista Hotéis. Também ministra palestras e treinamentos de marketing e vendas para hotéis e eventos do setor. (Linkedin do Autor)​


Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques