Experiências online geram reservas para hotéis
Cada vez mais o cliente tem contato direto com os fornecedores de turismo por meio da internet, e nesta nova realidade, os hotéis passam a assumir funções antes delegadas exclusivamente ao agente de viagem.
A hotelaria não pode mais imaginar que exista apenas um percurso para a compra. Ninguém mais segue o mesmo processo, limpo e organizado, partindo do "Acho que vou viajar" direto para "Aqui está meu cartão de crédito". O tradicional funil de vendas ganhou novas formas.
A Cornell Research Hospitality diz que 80% dos viajantes realizam pesquisas relacionadas com viagens antes da reserva. Já o Google informa que um internauta procurando por viagens visita em média 22 sites antes de comprar. Aliás, o Google deve mesmo saber do que está falando, pois seis em cada dez turistas utilizam sites de buscas durante sua pesquisa.
Entender o comportamento do cliente on-line se tornou uma questão de sobrevivência para muitos hotéis. Mas o que esses potenciais hóspedes buscam?
Eles querem receber uma experiência in-store (dentro da loja) durante a navegação. Em hotelaria, esse conceito retrata o desejo do futuro hóspede em já se sentir experimentando os produtos e serviços por meio da homepage do hotel.
Não, isso não é tão simples assim. Mas vale a pena investir! Uma pesquisa da Forrester Research afirma que 84% dos turistas mais exigentes (dispostos a pagar mais por produtos e serviços de alto valor agregado) são mais sensíveis ao conteúdo on-line.
Um bom exemplo desta nova tendência é o serviço de concierge online, capaz de gerar uma experiência de interação surpreendente ao potencial cliente. O serviço normalmente fica disponível no site do hotel e informa os visitantes sobre todas as principais atrações e eventos que ocorrerão durante a estadia na cidade.
Da mesma forma produzir um vídeo valorizando os pontos fortes do hotel, como a vista, os quartos, o hall de entrada, áreas de lazer, é extremamente útil para a experimentação do serviço online antes de definir a compra.
Então, antes de mostrar o preço da sua tarifa, foque em conquistar o visitante, oferecendo experiências inesperadas e demonstrando um alto grau de atenção com o potencial hóspede.
Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)