top of page

O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

Como o Meta-search marketing está mudando a forma de reservar hotéis online


Como o meta-search marketing está mudando a forma de reservar hotéis online

O comportamento de pesquisa está mudando e os viajantes não estão mais satisfeitos com uma busca generalizada para a inspiração de suas viagens. Esta tendência está mostrando um aumento de passageiros que utilizam meta-busca para encontrar seus hotéis.


Meta-search = meta-busca, ou meta-pesquisa consiste em agregar várias informações em uma mesma plataforma para facilitar a comparação de serviços para o consumidor. Alguns portais trabalham com este conceito: TripAdvisor (TripConnect), Google Hotel Finder, Trivago, Kayak.com. Estes portais consultam o conteúdo em outros sites (como o Google , Google+ , Google Local ( mapas) , preços de OTAs, etc.) e, em seguida, combinam os resultados e exibem para o usuário em um único local.


É um conceito diferente de uma OTA. As Online Travel Agencies possibilitam que o viajante compare diferentes hotéis, mas não permite que você compare o preço de um quarto de um hotel em vários portais, por exemplo. As plataformas de Meta-search nasceram com o intuito de agregar todas as opções de preço de um mesmo quarto em uma única plataforma, inclusive o preço de reservar direto com o hotel.


E com isso, a principal questão é: por que o consumidor de viagens online irá para o site de uma OTA , quando pode obter todos as informações necessárias para uma decisão inteligente de compra (localização do hotel, comentários de clientes, e disponibilidade em tempo real e preços) a partir do Google Hotel Finder, TripAdvisor, Trivago, Kayak e assim por diante?

Como o meta-search marketing está mudando a forma de reservar hotéis online

Isso não significa que a busca genérica está morta, muito pelo contrário, mas ela está sendo usada de forma diferente. Tente pesquisar por "hotéis em __(cidade)__" e ver os resultados, além de OTAs e sites de busca estarem na primeira página os resultados não são muito inspiradores.


O ciclo de inspiração e de compra para hotéis funciona ainda hoje mais ou menos assim:


Os viajantes perguntam aos seus amigos e familiares sobre recomendações no destino, em seguida, verificam OTAs, e alguns vão ao TripAdvisor. Então selecionam de 2 a 5 hotéis que se enquadram dentro do seu padrão de preço, localização e qualidade, e em muitos casos, visitam o site destes hotéis para obter mais informações, fotos do hotel, etc. No final desta pesquisa, eles decidem em qual hotel querem reservar, e então surge a dúvida em qual canal de vendas o viajante reserva este hotel? No site do hotel, no Booking, no Decolar.com?


Para um viajante decidir esta questão, ele vai buscar comparar as opções, e motores de busca genéricos não oferecem a possibilidade de comparar os preços dos canais de venda de um hotel, daí a importância de meta-pesquisa. Sabendo disso o Google desenvolveu o Google Hotel Finder para justamente tornar o Google um meta-search, onde a comparação de preços e avaliações seja viável. No Hotel Finder você consegue ver todos os hotéis do destino, e ao decidir seu hotel, você ainda consegue ver por qual canal de venda online o preço está mais vantajoso, se por uma OTA, ou através do motor de reserva do próprio hotel.


Os portais de Meta-search estão integrando seus sistemas com os principais motores de reserva para hotéis no mercado. Ou seja, já é possível por exemplo, o preço e a disponibilidade de quartos do seu motor de reservas estar aparente diretamente no TripAdvisor, através do sistema TripConnect. Isto significa uma grande oportunidade para que os hotéis possam restabelecer a força das reservas diretas.


Para o seu hotel aproveitar o Meta-search é necessário verificar as fontes utilizadas por cada um destes portais para buscar informações do seu hotel, e a partir daí sempre manter sua tarifa e disponibilidade em todos estes sites, praticando a paridade tarifária para ajudar o hotel a ser melhor posicionado nestes portais, e para o consumidor escolher reservar direto com você ao invés das OTA`s que também aparecem como opção de preço e disponibilidade nos portais de Meta-search.


Gostou do post? Compartilhe!

 

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


Sales Concierge - Como o Meta-search marketing está mudando a forma de reservar hotéis online

Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques
Arquivos
bottom of page