Qual a taxa de conversão do site do seu hotel?
O site do seu hotel é a sua vitrine e deveria ser o principal canal de vendas de um hotel, no entanto muitas vezes isso não ocorre por simples problemas de conversão.
O que é a taxa de conversão?
A taxa de conversão é o percentual de visitantes do site que efetuam a reserva online.
A fórmula é a seguinte:
Taxa de conversão = (n° reservas efetuadas no site / n° visitas únicas no site) x 100
O número de visitas únicas no site do hotel é facilmente medido através do Google Analytics.
Por quê é importantíssimo controlar este indicador?
Imagine que o site do seu hotel recebe 1.000 visitas por mês, e destas mil, 10 usuários reservam através do site. Logo, a taxa de conversão é de 1%, que é um valor abaixo da média. A taxa de conversão média é de 3 porcento das visitas únicas. Se você não controla, não consegue melhorar!
Agora imagine otimizar a conversão em 2% saindo de 1 e chegando aos 3%. Então, ao invés de 10, você terá 30 reservas diretas no mês, sem ter gasto nada em marketing para atrair novos visitantes, simplesmente você converterá um percentual maior das visitas que seu site já recebe!
Mas e como melhorar a taxa de conversão do hotel?
Existem diversas técnicas para melhorar a conversão dos visitantes em reservas diretas, se você acessar o novo site do City Hotel de Caxias do Sul, elaborado pela Infotickets, você vai ver como o site está otimizado para que os visitantes tomem a ação de entrar no motor de reserva.
O raciocínio de otimização é simples: quanto mais pessoas acessarem a área de compras, mais compras vão ocorrer! Não importa se for através de um motor de reserva online, ou um simples formulário de reserva!
É muito comum acessar sites de hotéis com formulários de reservas com 20 campos de preenchimento, pedindo até CPF. Quanto mais campos, menor será a taxa de preenchimento, e menor será a quantidade de solicitações de reserva. O mesmo cuidado vale para o caso de os hotéis contratarem motor de reserva. Em um raciocínio simples, a mesma facilidade que seu cliente tem ao comprar na Booking, ou Decolar, ele deve ter na hora de comprar no seu motor de reserva.
Como hoje as pessoas conseguem reservar os quartos do seu hotel na Booking e em outros portais, é necessário uma comunicação objetiva e técnicas avançadas de design para que seu site não seja apenas uma vitrine, onde as pessoas passam, olham informações, serviços, fotos, mas não compram!
O site de um hotel é preciso ser otimizado para venda, desde as versões para dispositivos móveis (celular, Ipad), como para desktop. O problema é que muitas agências de marketing não são especializadas no mercado hoteleiro e acabam focando em produzir sites unicamente estéticos, mas não focados em conversão.
E finalmente, não esqueça que a otimização de conversão é um processo contínuo de medir e otimizar constantemente, pois as técnicas de conversão evoluem a uma velocidade exponencial a cada ano! Fique atento!
Solicite aqui o teste de ferramentas para aumentar a conversão do seu site!
E bom trabalho!
Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)