14 Idéias de tarifas e promoções para o seu hotel atrair reservas
Segundo estudos da Guest Centric, 30 à 35% das reservas de um hotel pode vir de campanhas promocionais e tarifas especiais. E em um tempo que a paridade tarifária é tão exigida por parceiros, as tarifas e promoções especiais são um grande meio de incentivar a demanda e as reservas diretas.
Antes de aprofundarmos, vamos fazer uma distinção entre promoções e tarifas especiais:
Tarifas especiais: condições especiais de preço com período de validade indeterminado. Ou seja, uma vez determinada a tarifa, ela pode ficar ativa de forma permanente nos meios de divulgação.
Promoções: as promoções são condições especiais para determinados períodos definidos, como por exemplo: feriados.
Neste post vamos listar unicamente idéias de tarifas especiais a serem elaboradas e disponibilizadas online para seus clientes. É importante salientar que cada tipo de tarifa abaixo pode ter diversas variações de regras, e é importante deixá-las claras para não frustrar o cliente:
Tarifa social: neste caso o hotel em parceria com alguma instituição ou projeto social destina um percentual da reserva direta com o hotel para uma determinada causa social. Este é inclusive um bom apelo para fazer o cliente reservar direto com o hotel ao invés de fazer em outro portal. Veja aqui como funciona a tarifa social da rede Intercity.
Reserva antecipada: tarifas especiais para a reserva antecipada com 1, 2 ou 3 meses de antecedência é outra estratégia bacana. No caso de ofertar descontos maiores para reserva antecipada, é possível incluir condições de tarifa não-reembolsável em virtude do desconto, entre outras regras.
Lua-de-mel/noite de núpcias: ter um pacote de lua-de-mel com itens adicionais incluídos na diária, como espumante, pétalas de rosa, entre outros.
Aniversário da cidade: o aniversário da cidade do viajante pode se tornar um grande feriado para ele e uma ótima oportunidade para o seu hotel, por isso, ter um desconto especial para este perfil de cliente é recomendável. Inclusive seu hotel pode fazer campanhas para cidades específicas de onde costuma receber hóspedes.
Aniversariante do mês: no mês de aniversário do próprio viajante, ele tem acesso a tarifa diferenciada, ou mesmo a brindes especiais. Esta tarifa pode estar associada a uma quantidade mínima de acompanhantes ou de quartos para ser aproveitada.
Tarifa Melhor idade: esta tarifa especial voltada ao público da terceira idade é interessante em virtude do forte envelhecimento da população brasileira que acontecerá nos próximos anos.
Tarifa Estudantil: muito praticada em outros segmentos, é uma boa oportunidade para atrair um público que possui um orçamento mais limitado para viajar.
Long-stay: para incentivar as reservas com período mais prolongado é comum hotéis criarem tarifas prolongadas, como: Fique 5 noites, e pague apenas 4, e assim por diante.
Tarifa de mensalista: mais comum em hotéis corporativos, a tarifa especial para mensalistas pode ser interessante para garantir uma melhor taxa de ocupação principalmente na baixa temporada.
Tarifa para grupos: neste caso é bacana definir o número mínimo de pessoas aceito para a tarifa ser válida.
Tarifa baixa estação: a tarifa baixa estação é um nome mais sofisticado para tarifa de baixa temporada.
Tarifa corporativa: a tarifa corporativa voltada a empresas pode ser praticada para criar uma identificação maior com este público, e deve ser focada em aliada ao long-stay, recomendando as empresas que reservem maior número de quartos e com períodos maiores.
Tarifa day-use: principalmente em resorts e hotéis com uma boa estrutura de lazer o day-use pode ser utilizado principalmente para atrair o público da própria cidade ou aquele que está de passagem pela região do hotel.
Tarifa agente: normalmente esta tarifa é especial para agentes de viagem, que estejam a trabalho ou a lazer, serve tanto para relacionamento quanto para atrair possíveis novos parceiros comerciais ao hotel.
Como ofertar as tarifas?
As tarifas especiais tem um papel importante para incentivar a compra, desde que sejam ofertadas da maneira correta e de fácil acesso aos clientes.
Para tanto, os locais mais comuns de informar tarifas especiais é na página principal do site (onde há o maior número de visitas), na aba do site de promoções, nas próprias campanhas de email marketing, em campanhas de pré-venda durante o período de decisão do viajante, no próprio motor de reservas do hotel, quando possível, e também é bacana criar um álbum no Facebook com imagens destas condições.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo? Compartilhe com seus colegas! ;)
Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)