O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

As possibilidades do WhatsApp para Hotelaria


Dicas para WhatsApp para

Cada vez mais as pessoas usam o celular para resolver os seus problemas, desde pesquisar uma receita a comprar um móvel para casa. Na hotelaria a realidade é a mesma. Ninguém mais quer gastar com uma ligação apenas para tirar uma dúvida sobre o hotel que está pesquisando.


Tudo isso pode ser feito com apenas alguns cliques no celular, inclusive a reserva de hotéis. Vários deles já adotaram o Whatsapp na comunicação com os futuros hóspedes e estão colhendo o fruto do investimento.


Em reportagem ao site O Globo, Pâmela Botelho, a gerente de comunicação do Grupo Mazzaropi comentou que cada uma das unidades da rede ganhou um número exclusivo para o contato via aplicativo e, em apenas um mês, as reservas por este meio já representavam 10% do total.


E outras redes que já adotaram o método afirmam que mais da metade dos hóspedes entraram em contato pelo WhatsApp em algum momento antes de fazer a reserva.


Relacionamento mais próximo e personalizado


Ter uma comunicação via WhatsApp coloca o seu hotel próximo ao futuro hóspede e mostra que você está disponível para tirar dúvidas, mandar fotos dos quartos e auxiliar no que ele precisar para fechar em definitivo com você. Isso cria uma sensação de intimidade e um elo de confiança entre o cliente e o seu hotel.


O email é mais formal e impessoal e funciona muito bem em algumas estratégias, mas na hora de fazer a reserva os jovens da nova geração buscam cada vez mais agilidade e ferramentas práticas de relacionamento, como o WhatsApp.


A importância da velocidade


Você já reparou em quantos segundos as novas gerações digitam um texto no WhatsApp? Então, certamente se a velocidade de emitir a resposta é rápida a expectativa dos usuários deste aplicativo é que as respostas também sejam muito rápidas! De fato, alguns minutos de demora em uma resposta pode ser o suficiente para seu hotel perder um cliente.


Portanto, esta estratégia demanda ter um responsável exclusivo desta linha de telefone que esteja prontamente disponível a responder os clientes. Se isto não for possível fora do horário comercial, informe isso em seu site para não causar insatisfação e resultados negativos.


Crie Listas de Transmissão


Certamente você participa de algum grupo no seu WhatsApp não é mesmo? No entanto, não é recomendado a criação de grupos no WhatsApp com clientes pessoas físicas do hotel. Isto porque os membros do grupo poderão ver os outros nomes e números que também estão nesta lista violando a privacidade dos seus clientes.


Portanto, para manter o relacionamento através do WhatsApp, é mais recomendado a criação de Listas de Transmissão com alguns clientes importantes. A Lista de Transmissão permite você enviar uma única mensagem para vários usuários de uma só vez.


Quando você enviar uma mensagem para a sua Lista de Transmissão, todos os destinatários receberão a sua mensagem na tela de Conversas. Quando seus contatos responderem, ela será enviada apenas a você e não aos outros destinatários da sua Lista de Transmissão. E nestas listas do WhatsApp cada membro não consegue verificar quem são os outros membros da mesma lista, mantendo a privacidade de seus clientes.


Esta é uma estratégia muito bacana para complementar suas ações de pós-venda, e oferecer grandes novidades do seu hotel, feriados, e até mandar alguns descontos exclusivos.


Para criar uma Lista de Transmissão:

  1. Abra o WhatsApp.

  2. Vá para a tela de Conversas > Botão de Menu > Nova transmissão.

  3. Toque em + ou digite os nomes dos seus contatos para escolher os destinatários.

  4. Toque em Pronto.

  5. Toque em Criar.

Atenção: Apenas os contatos que possuem o seu contato adicionado no telefone dos mesmos receberão a sua mensagem de transmissão. A dica aqui é instruir o atendente do hotel que solicite sempre ao cliente que o adicione na lista de contatos durante as conversas.


O Fazzenda Park Hotel, principal hotel fazenda de Santa Catarina, localizado no município de Gaspar, vai utilizar o Concierge Online da Infotickets para solicitar o cadastro de números de WhatsApp para posterior envios de promoções durante o período de pré e pós-venda nas suas listas de transmissão.


Cuidados e dicas especiais


O comprovante de pagamento e o voucher da confirmação de reservas no WhatsApp podem ser enviados pelo próprio aplicativo, além da vantagem de poder copiar as mensagens ou salvar as informações com a função de print do celular, mas mesmo assim é recomendado sempre que ocorrer uma reserva por WhatsApp, enviar a confirmação da compra também por email, que é um meio mais formal e adequado para registros de transações.


Por fim, o seu colaborador não precisa ficar o dia inteiro no celular. Com a versão WhatsApp Web, ele poder acessar o aplicativo e conversar com os futuros clientes pelo próprio computador.


Agora é só começar!


Para começar, basta dedicar um número de celular do hotel para o atendimento via WhatsApp, alocar um funcionário ao atendimento, e muito importante: divulgar este canal de reserva no seu site, e em suas redes sociais.


Gostou do artigo? Compartilhe com seus colegas!

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


InfoWeb Mobile - As possibilidades do WhatsApp para Hotelaria

Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques