O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

Como um hotel pode aumentar 200% os resultados das campanhas de e-mail marketing? (Parte 1)

Como um hotel pode aumentar 200% os resultados das campanhas de e-mail marketing? (Parte 1)

Que o relacionamento frequente com o hóspede é indispensável para as estratégias dos hotéis isso já sabemos. Afinal, manter uma base de contatos adormecida dentro de um computador é como ter uma Ferrari em casa e não poder tirá-la da garagem, não é mesmo? Mas se você ainda não está convencido disso, aqui estão 5 Razões importantes para seu hotel focar em estratégias de relacionamento e email marketing.


Mas fazer email marketing apenas para dizer que faz não é a melhor solução. Perseguimos resultado, REVPAR e alta taxa de ocupação! Então o objetivo desta nossa série de posts é lhe mostrar como aumentar e muito a eficiência da operação de e-mail marketing do hotel, de forma a aumentar em mais de 200% os resultados de conversão já comprovada com alguns dos hotéis clientes da Infotickets.


Este conteúdo será dividido em partes para você ter tempo suficiente de ler e aplicar as técnicas sugeridas em cada semana. Neste primeiro, vamos lhe demonstrar o impacto financeiro em realizar melhorias incrementais e contínuas.


Pense o e-mail marketing como um funil de vendas, e veja as estatísticas hipotéticas da primeira situação abaixo:


Situação 1


funil de email marketing hotel

- Campanha enviada para 30 mil contatos de emails do hotel

- Taxa de abertura da campanha: 5% = 1.500 pessoas abriram o e-mail

- Taxa de cliques: 0,5% = 150 pessoas clicaram na campanha

- Taxa de conversão: 0,05% = 15 reservas realizadas



Aqui já vai um rápido puxão de orelha em alguns hotéis independentes que enviam campanhas sem link nenhum, ou seja o usuário que recebe o e-mail e se interessa não tem onde clicar para saber mais e acessar o site ou motor de reservas do hotel, e então ele simplesmente passa para o próximo email, e a campanha do hotel passa a ter uma taxa de cliques igual a zero, o que deve zerar também a conversão.


Mas afinal, os números acima estão próximos a seus números atuais? Perto ou não, o objetivo aqui é pensar em cada um dos itens do funil acima, e observarmos o impacto que podemos fazer com algumas melhorias incrementais nas campanhas. Nesta segunda situação, note o impacto que produzirá no resultados, se você conseguir dobrar apenas a taxa de abertura para 10%:


Situação 2


funil de email marketing hotel

- Campanha enviada para 30 mil contatos de emails do hotel

- Taxa de abertura da campanha: 10% = 3.000 emails abertos (+ 1.500 aberturas)

- Taxa de cliques: 0,5% = 300 cliques na campanha (+ 150 cliques)

- Taxa de conversão 0,05% = 30 reservas realizadas (+ 15 reservas)


Ou seja, ao dobrar a taxa de abertura, dobramos o número de reservas realizadas através desta Newsletter. Da mesma forma, ao aumentar a base de contatos de email, ou ao fazer que um percentual maior das pessoas cliquem na campanha e acessem o site do hotel, aumentará também a taxa de conversão em reservas. Claro que na prática a matemática não é 100% exata, mas esta é a tendência se você utilizar tecnologia adequada, e seguir as boas práticas do mercado.


Todo este raciocínio é para lhe deixar claro que o seu objetivo como gerenciador dos envios das campanhas do hotel deve ser melhorar cada indicador desse funil, um a um, pois realmente são pequenas melhorias incrementais que vão aumentar os resultados.


No segundo post, abordamos a primeira etapa da otimização das suas campanhas de email. E para cada uma dessas etapas, algumas dicas serão elencadas para você melhorar os resultados. Continue lendo a Parte 2 aqui neste link.


Caso precise de ajuda para estruturar ou melhorar a gestão de suas campanhas de relacionamento entre em contato conosco que vamos ajudá-lo sem compromisso. Afinal, estamos juntos com você, por mais reservas diretas! \o/

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


InfoMail - Como um hotel pode aumentar 200% os resultados das campanhas de e-mail marketing? (Parte 1)
Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques