Como o seu hotel pode utilizar o Linkedin para aumentar as vendas corporativas?
Não é de hoje que as redes sociais tem se tornado fundamentais para hotéis de todo o mundo engajarem e se relacionarem com viajantes e parceiros. No entando, o mercado brasileiro ainda está muito voltado ao Facebook, e muitos hotéis e agências de marketing deixam de lado o potencial da maior rede social corporativa do mundo, o Linkedin.
A grande oportunidade desta rede está em otimizar a área comercial do seu hotel, reduzindo o número de visitas a parceiros e clientes, e aumentando o alcance e a eficiência das vendas. No Brasil, esta rede social já possui mais de 20 milhões de perfis, e muitos deles com capacidade de compra e decisão.
Contudo, não basta fazer o perfil e deixá-lo à disposição das pessoas, é preciso desenvolver estratégias e ir moldando às necessidades e possibilidades oferecidas pela ferramenta.
Quer saber como o seu hotel pode utilizar o LinkedIn de forma efetiva? Confira as dicas!
Comece turbinando seu perfil pessoal
Se você é sócio, gerente, ou analista de marketing do hotel, independente do cargo é fundamental você ter uma conta pessoal bem turbinada pois ela ajudará e muito para que a página e as publicações do seu hotel se tornem mais visíveis.
- Professional Headline: Esta é aquela linha que fica logo abaixo do seu nome em seu perfil, normalmente descrevendo o seu cargo. Esta descrição é importante pois quando você comentar e publicar algo, esta informação sempre aparece logo abaixo do seu nome. Então se o seu objetivo no Linkedin é aumentar o número de contatos com agências de viagem, você pode colocar nesta linha algo como: "Desenvolvimento de Parcerias com Agências no Hotel X".
- Rede de contatos: adicione o máximo de pessoas do trade turístico como amigos: proprietários e gerentes de agências, operadoras, produtores de eventos, diretores de empresas da sua cidade, etc. Assim quando você publicar, ou mesmo curtir uma publicação do seu hotel, todas estas pessoas, inclusive os amigos delas terão acesso ao seu conteúdo. E mais, você conseguirá enviar mensagens gratuitas e ilimitadas para cada um destes contatos. Então adicione mesmo aquelas pessoas do trade que você nunca teve contato antes! A ferramenta de buscas de profissionais do Linkedin é ótima! Você pode por exemplo, pesquisar por cargo, pesquisar o nome de uma agência e ver todos os colaboradores que nela trabalham. Aproveite e amplie sua rede de contatos ao máximo todos os dias!
Turbine o perfil do hotel
Após ajustar seu perfil pessoal, agora é a hora de turbinar a página do hotel no Linkedin!
Se o seu hotel ainda não tem, crie um perfil corporativo, com a descrição e fotos mais voltadas ao mercado empresarial, descrevendo a capacidade de seu centro de convenções, eventos importantes que já ocorreram no hotel, etc.
Caso seu hotel tenha um público predominante de lazer, talvez você possa focar o perfil do Linkedin para descrever seu espaço de eventos sociais, como casamentos, por exemplo.
O objetivo é que seu perfil esteja se comunicando com aqueles públicos com os quais você quer desenvolver negócios nesta plataforma. Antes de finalizar, certifique-se de ter colocado uma correta descrição dos serviços, telefones de contato, detalhes sobre a estrutura e demais dados que forem interessantes. Também é bacana adicionar apresentações em power point e vídeos no perfil do hotel!
Importante: Incentive que os colaboradores do hotel, principalmente administrativos, tenham um conta pessoal na plataforma e também adicionem o máximo de contatos! Então cada vez que algo relacionado ao seu hotel for publicado, se todos eles curtirem e compartilharem, seu conteúdo chegará mais longe!
Chegou a hora de começar a vender!
Agora que você arrumou a casa, é hora de ir para ação e começar a conquistar clientes através do Linkedin. Para isso, faça um planejamento e siga as dicas abaixo:
1. Publique conteúdos semanalmente
Na página da empresa, procure publicar um conteúdo por semana. Este é um bom ritmo de postagem. Você pode publicar fotos de eventos que tiveram no hotel na última semana. Mensagens de agradecimento a clientes corporativos, etc. Não esqueça de sempre inserir imagens, ou vídeos nas suas publicações, que aumenta e muito o engajamento.
2. Compartilhe o conteúdo com seu perfil pessoal
No início a página do hotel não terá muitos seguidores, então quando fizer uma publicação, sempre curta e compartilhe posteriormente com o seu perfil social para atingir mais clientes, e solicite a seus funcionários que façam o mesmo!
3. Grupos e mais grupos
Assim como no Facebook, no Linkedin também existem os grupos segmentados de debates, que são excelentes para aumentar a sua visibilidade como profissional e do hotel que você trabalha. Procure por grupos de organizadores de eventos, agentes de viagens, especialistas em treinamentos, grupos de hotelaria, etc. Após ingressar para os grupos, faça postagens e debates sobre assuntos que interessem o seu público-alvo, e não fique restrito a publicar apenas conteúdos promocionais do seu hotel.
4. Mensagens inbox
Sabe aquela empresa de eventos, ou agência de viagem que você sempre quis ter a chance de conversar com o proprietário, ou com um gerente? Após adicionar este profissional na rede de contatos, você pode e deve enviar mensagens por Inbox para estes profissionais, esta é uma ferramenta excepcional de vendas (sem a necessidade de sair do hotel)!
Dicas finais, mas não menos importantes!
O Linkedin também possui a opção de anúncios pagos (Ads), no entanto o custo por clique (CPC) é bem mais elevado que o Facebook. Se eu recomendo? Creio que depois de executar tudo o que foi dito até aqui, vale a pena pelo menos fazer uns testes com verbas mais limitadas e verificar se gera resultado para o seu hotel.
Sugiro também você dar uma olhada na página do Costão do Santinho Resort do Linkedin, que é um caso muito bacana de ver como eles exploram o foco no público corporativo, colher idéias de postagens e tudo mais!
Esperamos que ao chegar até aqui você tenha compreendido a importância de contar com o LinkedIn como aliado do seu negócio. E pode ficar tranquilo que estas técnicas funcionam, a Infotickets, que trabalha com um sistema inovador de pré-venda para hotelaria já conquistou mais de 10 hotéis clientes apenas através de contatos via Linkedin.
Caro amigo hoteleiro, espero que tenha gostado das dicas! E se tiver alguma dúvida, pode me enviar uma mensagem (via Linkedin) que vou lhe responder rapidamente! ;)
Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)