top of page

O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

7 Dicas para planejar o site do seu hotel

7 Dicas para planejar o site do seu hotel

Já não é mais novidade para ninguém que a internet é o maior meio de negócios do mundo. E neste ambiente a vitrine de um hotel é o seu website.


E por mais que esta realidade seja conhecida ainda há muitos hotéis independentes com websites feitos nos anos 90, com linguagem desatualizada, layout muito antigo, e principalmente ainda não responsivo (adaptado a telas de dispositivos móveis).


A consequência desta negligência é grave e já comentamos aqui em outras oportunidades. Além da baixa conversão de visitas em reservas online, o hotel perde muito ranking na busca orgânica do Google quando as pessoas buscam hotéis na cidade deste hotel! Mas fique tranquilo! O objetivo deste post é justamente ajudá-lo a planejar seu novo site da melhor forma possível. Vamos lá:


1. Conteúdo focado no seu perfil de hóspede


Qual o seu perfil de cliente? Executivo? Qual a faixa etária? Poder de compra? Que fatores o seu público mais valoriza? Você já reparou que as vezes você assiste um comercial de TV e pensa: Que coisa horrível! Pois bem, na verdade este comercial pode não ter sido produzido para você, mas para um público diferente que provavelmente vai se identificar com aquela comunicação.


Por isso, um site bonito não é tudo ele precisa gerar empatia com o seu público. Veja o site do City Hotel e repare o quanto ele é focado no público executivo econômico. Desde as fontes do site, os banners, as mensagens, tudo é planejado para que este perfil quando abra o site, pense: “Este hotel foi feito para mim”.


Agora compare com o website do Paraíso das Águas e veja como a linguagem já é outra, focada principalmente no público de lazer. Mas se o seu hotel tem público misto lazer, executivo e MICE, muito comum nas capitais, olha o site do Copacabana Rio Hotel e veja como ele conversa de forma inteligente e sutil com estes três perfis de clientes ao mesmo tempo. Esta empatia da comunicação com público é fundamental para uma venda ocorrer!


2. Não esqueça das páginas mais visitadas


No site de um hotel, as páginas mais visitadas são a homepage, a página de quartos, promoções, fotos, localização e contato, que agregam entre 94% a 98% dos cliques. Por isso é muito importante que estas páginas estejam ativas, sempre atualizadas e acessíveis para que o usuário as encontre rapidamente. Em especial a página de quartos deve estar cuidadosamente descrita cada tipo de acomodação com a mesma nomenclatura utilizada em todas as OTA`s, e nos canais de reserva do hotel.


3. Responsividade é o mínimo necessário


Na Equipotel este ano, funcionários do Google citaram que ter um site responsivo (adaptado a dispositivos móveis) é o terceiro fator mais importante quando se fala em SEO, e posicionamento de um site no buscador. Isto porque hoje mais de 50% das pesquisas são via dispositivos móveis e o Google quer entregar aos seus usuários os melhores resultados de pesquisa. Outra estatística relevante é que 90% das pessoas que acessam através do celular uma página não responsiva, acabam abandonando a navegação e buscando outra opção para a reserva online.


4. Imagens e vídeos valem muito!


Sim, as pessoas são extremamente visuais quando se trata de comportamento de compra. Em especial no meio hoteleiro, fotos profissionais (em alta resolução) no website do hotel são fundamentais para o aumento da conversão e para o cliente ver o real valor do produto. E claro, imagens são mais que fotos de ambientes, as pessoas querem comprar momentos e experiências únicas, portanto a foto do pôr do sol na varanda de um dos quartos certamente vai vender mais que uma foto da varanda em um dia nublado.


Além das imagens, os vídeos geram um engajamento espetacular com as pessoas, principalmente em hotéis e resorts voltados ao lazer, este tipo de mídia vende o produto como ninguém pois costuma mostrar as pessoas vivendo e experimentando os equipamentos do hotel.


5. Incentive a ação e as reservas diretas


Hoje um viajante quando está pesquisando hotéis na internet normalmente abre diversas abas de sites no navegador: Booking, Decolar, sites de hotéis concorrentes, entre outros. Por isso, quando o viajante chegar ao site do hotel ele precisa ser conduzido a tomar uma ação de reservar um quarto. Logo, não pode faltar no menu, e durante a navegação botões, preferencialmente com cores chamativas, de “Reserve Agora”, “Reserve Online” que conduza o viajante ou ao formulário de orçamento ou ao motor de reservas online.


Além disso, também é fundamental apresentar benefícios para o viajante reservar direto com o hotel ao invés de fazê-lo nas OTA`s. Mesmo que você pratique a paridade tarifária diga ao visitante que a reserva direta garante a melhor tarifa. Neste post você consegue ver 14 idéias de vantagens para oferecer e incentivar as reservas diretas.


6. Escolha parceiros especialistas em hotéis


O projeto correto de um novo website exige conhecimentos específicos em duas áreas: e-commerce e hotelaria. Por isso, tenha muito cuidado ao contratar uma agência que não é especialista em hotéis. Pelo contrário, junte-se a parceiros que tenham experiência nestas áreas e possam contribuir de forma mais concreta para os resultados.


7. Evite comprar um website


Comprar um site é coisa do passado! Com a evolução constante das técnicas de conversão de vendas online ao comprar um site, em menos de um ano certamente ele já vai ter vários elementos ultrapassados e todo o investimento inicial ficará parcialmente perdido. Procure sistemas como o InfoWeb Mobile que ativa um novo site para o hotel com um baixo investimento, o que garante o retorno logo após o primeiro mês de implantação, e ainda mantém seu site sempre evoluindo e atualizado com o que há de mais moderno em design, marketing e conversão na hotelaria.


Espero que tenham gostado, grande abraço e ótimas vendas!

 

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


InfoWeb Mobile - 7 Dicas para planejar o site do seu hotel
Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques
Arquivos
bottom of page