O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

+15 Idéias de Campanhas para seu Hotel vender mais!


+ Campanhas para seu hotel vender mais

Qual será a promoção do próximo feriado? E a ação promocional do próximo mês? E na baixa temporada qual será o apelo para aumentar a ocupação? Certamente estas são perguntas comuns em departamentos comerciais e de marketing no seu hotel, não é mesmo?


Seja campanhas nas redes sociais, em campanhas de pré-venda, em Newsletter de relacionamento, nos banners promocionais do site, independente da forma como você divulga e entrega aos potenciais hóspedes a sua mensagem, pensamos em escrever este post para dar exemplos de ações e campanhas promocionais para despertar a sua criatividade e aumentar suas vendas!


Esperamos que lhe ajude! ;)


1. Campanhas de fidelização para ex-hóspedes do hotel


1.1. Club member: As pessoas querem se sentir parte de um grupo, e mais importante ainda se este grupo for algo “exclusivo”, com vantagens, e benefícios restritas aos membros. Por isso, seu hotel pode criar uma espécie de Clubmember, e periodicamente enviar campanhas com vantagens para membros deste clube. Inclusive é possível deixar um um email exclusivo de reserva para os participantes realizarem suas reservas com um atendimento diferenciado.


1.2. Fans Vip: Utilize seu banco de contatos de email e faça campanhas em seu CRM para que estas pessoas tornem-se seguidores da sua marca também nas redes sociais. Para estimular a aderência realize o sorteio de uma diária entre as pessoas que seguirem determinado perfil social do hotel no período da campanha.


2. Campanhas para aumentar a taxa de ocupação com cliente final


2.1. Aniversariante do mês: Você já imaginou quantas pessoas fazem aniversário por mês? E quantas pessoas estão dispostas a viajar na data do aniversário? Então, é legal ter uma tarifa diferenciada, ou mesmo brindes adicionais para aniversariantes do mês. Isto é muito utilizado em restaurantes mas pode muito bem ser replicado como estratégia na hotelaria.


2.2. Filhos não pagam: No mês das crianças, filhos (de até x anos) não pagam! Esta pode ser uma boa mensagem para meses de baixa demanda, ou mesmo no mês do dia das crianças.


2.3. Tabela Progressiva de Descontos: Quanto mais você aproveita, menos você paga! Ofereça uma tabela progressiva de descontos de forma que a cada diária adicionada, o cliente ganhe mais 5% de desconto. Fique duas diárias e ganhe 5%, 3 diárias ganhe 10% de desconto, 4 diárias 15% desconto, na reserva direta! Ou ainda oferte: 4 diárias e a 5ª é por nossa conta!


2.4. Sorteios: Curta e compartilhe esta promoção para concorrer a um final de semana no Hotel X com direito a jantar especial com um acompanhante! Este tipo de ação promocional funciona muito bem no Facebook, no Instagram e por quê não no Linkedin! Além disso pode gerar uma série de cadastros de potenciais clientes.


2.5. Eventos da cidade: divulgar atrações e eventos do destino é uma grande estratégia para atrair clientes em campanhas, seja oferecendo desconto em transfer até o evento, o ingresso embutido no valor da estadia, etc. Mas também você pode utilizar os eventos da cidade para simplesmente informar sua lista de contatos e inspirar estes clientes a virem para seu destino, e consequentemente seu hotel.


2.6. Campanhas por cidades: há hotéis que costumam receber clientes de uma cidade em específico. Por exemplo, é comum o pessoal de Curitiba ir a Balneário Camboriú, em Santa Catarina nos feriados, então é recomendável aos hotéis de Balneário terem uma lista exclusiva de clientes de Curitiba para enviar mensagens customizadas com promoções para curitibanos aproveitarem feriados no seu hotel.


2.7. Grupos de amigos: Os consumidores precisam ser incentivados e motivados a fazer determinada ação. Então, incentive seus contatos a convidarem amigos e visitarem a sua cidade e o seu hotel. Talvez aquele casal que pensava em viajar sozinho, convide um grupo de casais para ir junto, e seu hotel, ao invés de vender um quarto, consegue cinco! Não esqueça de comunicar as vantagens de reservar em grupos nestas campanhas!


2.8. Feriados: No mês do dia das mães, ela não paga! No dia dos pais, ele não paga! E assim por diante!


InfoMail para gerenciar campanhas do hotel

3. Campanhas para reduzir as comissões com clientes de OTA`s


3.1. OTA Winback: Crie uma lista de e-mails no seu CRM de relacionamento com os contatos que reservaram no seu hotel através de OTA`s, e periodicamente envie campanhas enfatizando os benefícios da reserva direta. Para tanto, o InfoMail pode ajudá-lo pois integra-se ao sistema PMS do hotel para tornar o processo mais automático.


3.2. Pré-venda: as campanhas de pré-venda têm o objetivo de identificar viajantes em processo de compra e incentivá-los com campanhas individuais e automáticas a reservarem direto com o hotel. Como este público está no período de decidir o hotel, estas campanhas são totalmente objetivas e chamam o usuário a reservar pelo canal de reserva direta preferido pelo hotel. (Leia mais sobre campanhas de pré-venda).


3.3. Ofertas por tempo limitado: o TIMER é instalado direto no site do hotel e permite criar ofertas por tempo limitado, ou apenas dar uma ênfase maior para venda de determinado período, com um cronômetro regressivo que cria senso de urgência, acelera a decisão de compra do visitante da página e aumenta as reservas diretas. Veja aqui como funciona.


Campanhas hotel TIMER técnica para aumentar o RevPAR

Veja como hotéis utilizaram o TIMER para vender mais na Black Friday

4. Campanhas para vender serviços do hotel à moradores da cidade


4.1. Chá-de-bebe: este é um evento que pode muito bem ser realizado dentro das dependências de um hotel e atrair o público da cidade. A campanha pode focar em fornecer um café da tarde completo para os convidados, ou espaço de eventos com música e drinks por um pacote fechado. Neste caso, a campanha é mais fácil de ser realizada via Facebook Ads que permite segmentar o público em mulheres, faixa etária, e localização.


4.2. Buffet de almoço ou jantar no hotel: que tal fazer uma campanha ofertando um drink gratuito para moradores da cidade que vierem conhecer, almoçar ou jantar no hotel. Ou ofertar descontos no almoço para os funcionários de empresas localizadas próximas ao hotel almoçarem.


4.3. Jantar de formatura: Você já sabe que Fevereiro, março, Julho e Agosto são meses que tem muitas formaturas acontecendo na cidade. Então um mês antes, faça campanhas no Facebook Ads divulgando seu espaço/restaurante para um jantar de Formatura com as opções de Buffet/cardápio do hotel, etc.


5. Campanhas para aumentar as vendas geradas por cada agência de viagem


5.1. Metas de vendas: Crie sua lista de contatos de agências de viagem na sua plataforma de email e inicie suas campanhas. Uma idéia é ofertar diária por meta de vendas atingida, por exemplo: Se a sua agência vender X diárias no mês, você ganhará uma diária gratuita com acompanhante em nosso hotel. Participe!


5.2 Prêmios: que tal começar a premiar os melhores parceiros e canais de venda do seu hotel? Você pode premiar agências de viagem, operadoras, etc. E aumentar a competição a motivação de seus parceiros para vender seus serviços!


Provavelmente seu hotel realiza ou já realizou algumas destas campanhas. Mas se ao menos uma inspirar sua próxima campanha, já estaremos felizes com nossa missão de ajudar a você a vender mais e melhor! Agora também lhe aconselho ver este post: Como seu hotel pode aumentar em 200% os resultados das campanhas de email marketing.


Gostou? Compartilhe com seus colegas para inspirá-los também! Até mais!

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, que já atende mais de 50 hotéis no Brasil com soluções de tecnologia para aumentar as reservas diretas. (Linkedin do Autor)


Asksuite - Chatbot para Whatsapp
Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos

Cadastro realizado com sucesso!

Destaques