O seu canal de inteligência em turismo e hotelaria!

CADE e OTAs chegam a acordo acerca da Cláusula de Paridade Tarifária



O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) assinou um acordo com a Booking, Decolar e Expedia para flexibilizar a regra que impede os hotéis de ofertarem condições mais vantajosas de tarifas direto no site do que aquelas que aparecem nos sites das agências online.


Sendo assim, as OTAs terão que adaptar seus contratos e poderão exigir paridade tarifária apenas para tarifas públicas disponíveis on-line, no motor de reservas do hotel. Tarifas privadas e canais off-line, poderão trabalhar com tarifas inferiores.


A partir de agora, não será permitido banner anunciando preços menores que a das OTAs na página inicial do site apontando com um link para o motor de reservas do hotel, por exemplo.


Essas tarifas menores terão que ficar escondidas em uma área restrita do site do seu hotel, cujo acesso somente será possível por meio de usuário e senha.


De qualquer modo, essas tarifas ainda poderão ser ofertadas pelos seguintes canais:


- E-mail

- WhatsApp

- Facebook Messenger

- Chat

- Chatbot

- Telefone

- Direto na recepção do hotel.


Mas tudo de forma privada, como dissemos, como uma conversa entre o hotel e o viajante/hóspede.


De acordo com o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), que reúne as grandes redes hoteleiras, as comissões que ficam com as agências online variam de 13% a 30% do valor da diária, a depender do programa que a empresa contrata (com maior ou menor destaque no site).


O diretor executivo do FOHB, Orlando de Souza, disse que, em 2015, 11% das diárias eram reservadas por meio dessas plataformas. Em 2017, passou para 16% e a expectativa é que neste ano alcance 20%. E concluiu que após o acordo, também será possível negociar preços diferentes com cada plataforma.


Embora no Brasil este número esteja aumentando, lá fora o número de reservas diretas só tem aumentado ano após ano.


Opinião


Ao invés de reclamarmos, e chorar leite derramado, vamos olhar o lado bom do acordo para os hoteleiros e adaptar a estratégia a estes novos canais de atendimento. Vários hotéis do Brasil tem adotado sistemas de chats, WhatsApp, e chatbots 24h online, para fazer o atendimento e trabalhar com uma tarifa diferenciada, códigos promocionais, enfim, que no novo acordo é permitido e extremamente fácil de ser aplicado e adaptável pelos hotéis.


Como se diz, enquanto uns reclamam dos ventos, outros, rapidamente ajustam as velas!

Sobre o autor: Rodrigo Teixeira é apaixonado por marketing digital, hotelaria, e adora viajar! É fundador e CEO da Infotickets Hotel Marketing, e da Asksuite Hotel Chatbot. Já escreveu mais de 100 artigos de marketing, vendas e gestão hoteleira para o Infoblog, e para Revista Hotéis. Também ministra palestras e treinamentos de marketing e vendas para hotéis e eventos do setor. (Linkedin do Autor)​


Faça parte de nossa
comunidade!
+10 mil hoteleiros já acompanham nossos conteúdos
Destaques
Arquivos

A Infotickets é especializada em soluções para aumentar as reservas diretas de hotéis. Nós reunimos pessoas apaixonadas por marketing hoteleiro, tecnologia, e gestão hoteleira para criar soluções únicas que entreguem a cada viajante a mensagem certa, no momento correto e com a tecnologia de entrega perfeita.

 

 

 

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Soluções

Novidades

Empresa

Copyright © 2016 Infotickets Tecnologia Ltda. All rights reserved. Daily developed in Floripa, Brazil.

(48) 4042-2036